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Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo

Projeto Grande Pequena Imprensa (GPI)

Manual GPI de Eleições Municipais 2016

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    Tesouro Nacional

    Sobre a base de dados
    Consultar despesas por área de governo (saúde, educação, etc)
    Despesas econômicas por categoria
    (encargos, pessoal, dívida, etc)
    Identificar a origem dos recursos (federal, estadual ou municipal)
    Voltar para Finanças
    Voltar paraTutoriais
    • Sobre
    • Despesas por área de governo
    • Despesas por tipo
    • Origem dos recursos
     

    Sobre a base

    O que é?

    O Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro - Siconfi, é uma ferramenta para consulta de informações contábeis, financeiras e de estatísticas fiscais oriundas de 5.564 Municípios, 26 Estados, o Distrito Federal e a União.

    O que posso encontrar na base?

    No site da Secretaria do Tesouro Nacional é possível consultar por todas as informações referentes ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, conhecido também como CAUC.

     

    Informações sobre o processo de entrega de recursos aos Estados, Distrito Federal e Municípios, com base na arrecadação estadual do imposto sobre circulação de mercadorias e prestações de serviços; A Receita Líquida Real (RLR) dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios que renegociaram suas dívidas com a União.

     

    Despesas por área de governo

    Passo 01: Para acessar diretamente a base acesse o FINBRA pelo endereço:

    https://siconfi.tesouro.gov.br/siconfi/pages/public/consulta_finbra/finbra_list.jsf 

     

    Caso visualize a tela abaixo, clique em AVANÇADO e em seguida no link para acesso.

    Passo 2: Em Exercício, selecione o ano desejado para a pesquisa. 

     

    Caso selecione um ano em que ainda não existam informações disponíveis, as opções não irão aparecer no campo Tabela.

    ​

    Neste caso, as últimas informações disponíveis são referentes ao ano de 2014.

    ​

    Obs: Já existem informações disponíveis sobre o ano de 2015, mas os dados não estão completos e apenas algumas cidades estão disponíveis.

    Passo 3: Em Escopo selecione Municípios do Estado, em seguida o estado desejado.

    ​

    Neste exemplo vamos buscar pela cidade de Ribeirão Branco, umas das cidades com pior IDH do estado de São Paulo.

     

    Passo 4: Em seguida selecione no campo Tabela, a opção Despesas Por Função – Liquidadas (Anexo I-E).

    ​

    Preencha o captcha e clique em Consultar, deixe o resto dos campos em branco.

     

    Passo 5: Abra o arquivo no Google Drive para trabalhar com os dados no Google Sheets (Planilhas do Google). 

     

    Basta inserir o arquivo no Google Drive e abrir com o programa Planilhas (exige conexão com internet). Saiba mais sobre a ferramenta no tutorial de planilhas deste manual.

     

    Se preferir, use o seu programa de planilhas favorito, como Excel ou Libre Office Calc

    Passo 6: O primeiro passo para trabalhar com essas informações é limpar a tabela e separar os dados em suas respectivas colunas. Veja aqui como realizar essas ações no tutorial de planilhas.

    ​

    Após limpar e organizar a planilha você deve encontrar algo parecido com a imagem abaixo.

    Passo 7: Ative o Filtro (1) e pesquise na coluna Instituição pelo nome da prefeitura desejada. Neste caso vamos pesquisar por Prefeitura Municipal de Ribeirão Branco. Clique em Limpar, pesquise pela cidade e selecione apenas ela.

    Passo 7: O total de despesas que interessa para nossa consulta está na coluna Conta, na opção Despesas (Exceto Intra-Orçamentárias). Esse é o total a ser considerado.

    ​

    Para descobrir exatamente as despesas de cada área de governo devemos filtrar as informações na coluna Conta (1), mas selecione apenas os itens que começam com números inteiros, por exemplo 12- Educação, 10- Saúde, etc, pois as opções com números quebrados, por exemplo, 04.122- Administração Geral, representam um subitem e seu valor não pode ser somado com os valores das grandes áreas.

    ​

    Para fazer isso rapidamente faça uma filtragem por condição, e busque por todo texto que não contenha  o símbolo ponto ("."), ou seja, todas as categorias que começam com números inteiros. Neste caso não é preciso clicar em Limpar antes de realizar a pesquisa. Veja abaixo.

    1

    Passo 8: Após selecionar todas as áreas de governo (01 a 28), copie os dados filtrados em uma nova aba da tabela para calcular o percentual de cada uma dessas áreas. Isso é importante tanto para retirar as informações do filtro criado na outra aba e trabalhar apenas com esses dados, além de preservar a pesquisa original em outra aba.

    ​

    Agora é possível criar comparativos entre os municípios que mais investem em Saúde, Educação, etc. Basta criar um novo filtro na pesquisa original e inserir nesta nova aba. Lembre de selecionar também a categoria Despesas (Exceto Intraorçamentárias) para trabalhar também com os dados totais, assim é possível tirar a porcentagem de cada despesa em relação ao total gasto. 

    ​

    Veja aqui como fazer esse cálculo percentual no tutorial de planilhas, além de classificar corretamente.

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    Despesas econômicas

    Para acessar diretamente a base acesse o FINBRA pelo endereço:

    https://siconfi.tesouro.gov.br/siconfi/pages/public/consulta_finbra/finbra_list.jsf 

    ​

    Passo 1: Pesquise pela cidade

    e ano desejado, em seguida no campo Tabela, selecione a opção Despesas - Liquidadas (Anexo I-D).

    ​

    Faça o download. O processamento dos dados pode demorar alguns minutos.

    ​

    Veja aqui como limpar a planilha

    e separar os dados em suas respectivas colunas.

    Passo 2: Acione o filtro e pesquise na coluna Conta, pelas opções Pessoal e Encargos Sociais, Juros e Encargo da Dívida e Amortização da Dívida.

     

    É a partir desta consulta, usando os mesmos passos da consulta anterior, que podemos achar o nível de endividamento dos municípios e o total de gastos com pessoal de cada um deles.

    ​

    Veja abaixo.

    Agora pesquise pela cidade desejada na coluna Instituição ou compare todas as cidades do estado. É possível calcular a média e madiana dos municípios e comparar com o município desejado, veja como no tutorial de planilhas deste manual.

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    Origem dos recursos

    Para acessar diretamente a base acesse o FINBRA pelo endereço:

    https://siconfi.tesouro.gov.br/siconfi/pages/public/consulta_finbra/finbra_list.jsf

    ​

    Passo 1: Pesquise pelo ano e município desejado.

     

    Em seguida selecione Receitas Orçamentárias Realizadas (Anexo I-C) no campo Tabela.

    ​

    Veja aqui como limpar a planilha e separar as informações em suas respectivas colunas.

    ​

    Obs: O processamento pode demorar dependendo do estado selecionado, pois aqui estamos lidando com uma grande quantidade dados. Caso tiver dificuldade para trabalhar com os dados nas planilhas do Google utilize um programa similar ou sincronize o Google Drive com o seu computador para trabalhar offline

    Passo 2: Seguindo a mesma metodologia do Meu Município, para calcular as transferências intergovernamentais, selecione na coluna Conta as opções Transferências Intergovernamentais e Receitas Correntes, não o total de receitas. Para isso ative o filtro, clique em Limpar e pesquise no campo indicado, veja abaixo.


    O percentual de Transferências Intergovernamentais indica a capacidade do município de criar suas próprias receitas e sua depência dos impostos da União e do Estado, sendo assim é possível observar a capacidade de um candidato em cumprir com suas promessas durante a campanha, dependendo do nível de dependência dessas receitas. 

     

    Veja aqui como fazer o cálculo percentual para descobrir o quanto cada valor representa em relação ao todo. Ou então para comparar as cidades do estado de acordo com a população.

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