
SNIS

Sobre a base

O que é?
O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento reúne informações e indicadores sobre a prestação dos serviços de água, esgotos e manejo de resíduos sólidos provenientes dos prestadores que operam no Brasil. O Sistema organiza-se em dois módulos, sendo um sobre os serviços de água e esgotos (AE) e outro sobre os serviços de manejo de resíduos sólidos (RS).
Qual é a fonte dos dados?
No componente AE as informações são fornecidas pelas instituições responsáveis pela prestação dos serviços de água e esgotos, tais como companhias estaduais, autarquias ou empresas municipais, departamentos municipais e empresas privadas.
No componente RS as informações são fornecidas pelos órgãos municipais encarregados da gestão dos serviços. Quando há concessão ou terceirização, cabe a esses órgãos obter as informações junto às empresas contratadas.

Abastecimento de água e esgoto
Passo 1: Acesse a base pelo endereço www.snis.gov.br e clique em Série Histórica.
Neste exemplo, pretendemos analisar a situação do abastecimento de água na cidade de Altamira, no estado do Pará.
Obs: Antes de realizar a pesquisa verifique se a cidade desejada encontra-se no Ranking do Sanemanto 2014 do Instituto Trata Brasil que traz informações referentes às 100 maiores cidades do Brasil.
Passo 2: Em seguida clique no link indicado para acessar o aplicativo.
Passo 3: No menu ao lado esquerdo da tela, clique em Municípios.
Passo 4: Em seguida clique em Informações e Indicadores Municipais Consolidados.
Passo 5: Nos filtros disponíveis selecione o ano de 2014 em dados gerais. Em localização selecione a região Norte, estado do Pará e município de Altamira.
Em seguida clique em Continuar.
Obs: Aqui é possível selecionar mais de um município ou mais de um ano para criar comparações. Como também selecionar apenas o estado ou região desejada, obtendo assim indicadores de todos os municípios.
Passo 6: Nas colunas personalizadas, procure pelas opções Indicadores operacionais de Água e Indicadores Operacionais de Esgoto dentro do campo Famílias de Informações e Indicadores.
Passo 7: Em Informações e Indicadores selecione apenas as opções IN055 e IN056. Para isso, desmarque todas e pesquise no campo de busca.
Em seguida clique em Consultar. Veja abaixo.
Passo 8: Aqui é possível observar a porcentagem da população atendida pelos serviços no município.

Clique em Gerar planilha e em seguida em Download para baixar os dados em CSV.
Veja no tutorial de planilhas deste Manual como trabalhar com essas informações.
Obs: Note que nem sempre o município disponibiliza todas as informações, principalmente em relação ao atendimento de esgoto.
Também é possível realizar a mesma consulta, mas agora selecionando todos os municípios do estado ou região.
Assim, é possível gerar uma planilha com todos os municípios do Pará, por exemplo, ou da região Norte. Veja abaixo




Após limpar e organizar a planilha (veja aqui como) acione o filtro e classifique as colunas 055 - Índice de atendimento total de água ou 056 - Índice de atendimento total de esgoto de A-Z para identificar os municípios com menores índices do estado.
Veja no próximo tópico como comparar o índice do município com o índice estadual.


Comparar com o índice estadual
IMPORTANTE: Se gerarmos uma planilha com todos os municípios de um respectivo estado e fizermos a média entre eles, teremos uma média do atendimento de água e esgoto, mas não será o índice estadual, que é o mais adequado para a comparação. Isso porque cada cidade possui uma população diferente e um peso diferente.
Para descobrir o índice estadual é preciso somar a população de todos os municípios do Estado e depois somar a população dos municípios atendida com água e esgoto para fazer a proporção. Felizmente, isso já foi feito na tabela Diagnóstico dos serviços de Água e Esgoto.
Passo 1: Clique neste link para ter acesso à planilha já limpa e organizada.

Passo 2: Os indicadores podem ser encontrados nas colunas IN055 (AH) e IN056 (BD). Guarde essas informações.
Neste exemplo vamos analisar as cidades que estão abaixo do índice estadual no estado do Pará: 45,33 para água e 5,35 para esgoto.


Passo 3: Acesse a base pelo endereço www.snis.gov.br e clique em Série Histórica.
Passo 4: Em seguida clique no link indicado para acessar o aplicativo.
Passo 5: No menu ao lado esquerdo da tela, clique em Municípios.
Passo 6: Em seguida clique em Informações e Indicadores Municipais Consolidados.
Passo 7: Nos filtros disponíveis, selecione o ano de 2014 em dados gerais. Em localização selecione a região Norte, estado do Pará e todos os municípios.
Em seguida clique em Continuar.


Passo 8: Em Informações e Indicadores selecione apenas as opções IN055 e IN056. Para isso, desmarque todas e pesquise no campo de busca.
Em seguida clique em Consultar.

Passo 9: Clique em Gerar planilha e em seguida em Download para baixar os dados em CSV.
Veja no tutorial de planilhas deste Manual limpar e organizar essas informações.
Obs: Note que nem sempre o município disponibiliza todas as informações, principalmente em relação ao atendimento de esgoto.


Passo 10: Após limpar e organizar a planilha (veja aqui como) acione o filtro e classifique as colunas 055 - Índice de atendimento total de água ou 056 - Índice de atendimento total de esgoto de A-Z para identificar os municípios com menores índices do estado.


Passo 11: Para facilitar a visualização vamos criar uma formatação condicional para separar os municípios que estão acima e abaixo do índice estadual.
Para isso, selecione uma das colunas (G ou H) e em seguida a opção Formatação condicional.

Passo 12: Crie as seguintes regras de formatação: maior ou igual a 45,33 devem ser pintados de verde; enquanto menor que 45,33 devem ser pintados de vermelho.
Veja abaixo.





