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Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo

Projeto Grande Pequena Imprensa (GPI)

Manual GPI de Eleições Municipais 2016

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    PROJETO

    Olinda - PE

    Foto: Antônio Melcop/Creative Commons

     

    Ilustração: Eliane D.J.P.

    O Manual GPI Eleições 2016

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    O projeto explora oportunidades e sinergias em torno da agenda que irá compor as principais pautas da imprensa regional brasileira neste ano, com destaque para o papel dos jornais do interior do país na cobertura e na fiscalização da atuação dos candidatos a prefeito e vereador.

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    Além do conteúdo disponível no site, o Manual está vinculado às mídias sociais, para compartilhamento de informação, entre veículos de diferentes cidades e regiões.

    Acesse o Manual

    Projeto Grande Pequena Imprensa (GPI)

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    O GPI é um dos mais importantes e ambiciosos programas que o Projor já se propôs a realizar e é de grande relevância para o futuro do jornalismo no Brasil e da própria democracia no país – para o instituto, não pode haver democracia vigorosa sem jornalismo independente, forte e diversificado. Em todas as sociedades que têm sistemas institucionais democráticos consolidados, a presença de imprensa local ativa e saudável foi registrada ao longo de sua história. 

     

    O grande objetivo do GPI, nas palavras de seu idealizador, Alberto Dines, é “contribuir para a desconcentração da mídia brasileira através do fortalecimento dos pequenos e médios jornais”. O GPI conta com a parceria institucional do Google.

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    Cenário da imprensa regional

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    Na maioria das cidades e Estados brasileiros fora dos eixos mais ricos, os veículos de comunicação – jornais, rádios, revistas – enfrentam dificuldades para sobreviver economicamente e não oferecem produtos com bom nível de qualidade. O grande crescimento econômico do país nos últimos 16 anos em áreas antes estagnadas ou quase estagnadas e a emergência de dezenas de milhões de brasileiros ao mercado consumidor fazem com que as perspectivas para a imprensa comunitária no Brasil se alterem de maneira significativa.

     

    Essa imprensa demonstra um grande potencial frente às marés da crise financeira e das transformações tecnológicas. Mesmo com recursos modestos, esses jornais – impressos ou digitais ou nas duas plataformas – são capazes de oferecer um produto exclusivo e urgentemente necessário: as notícias de seu próprio território e a articulação entre sua região e o mundo.

     

    Tanto a indústria da comunicação quanto a sociedade como um todo têm muito a ganhar nas décadas que se seguem se a imprensa local e regional for capaz de se viabilizar economicamente e de melhorar o seu desempenho como fornecedor de informações úteis para a sua comunidade e formador de opinião dos seus cidadãos.

     

    Equipe

    Angela Pimenta

    angela.pimenta@projor.org.br

    Diretora Operacional do Projor e mestre em Jornalismo pela Columbia University

    Vitor Prado

    vitorhaddadprado@gmail.com

    Jornalista e empreendedor na área

    de mídias digitais e produções

    Tiago Mali

    tmali@abraji.org.br

    Coordenador de cursos na Abraji, membro do J++ São Paulo e jornalista freelancer

     

    Francisco Belda

    belda@faac.unesp.br

    Jornalista, professor de Mídia e Tecnologia na Unesp e na Brandeis University

     

    Parceiros

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