
PROJETO
Olinda - PE
Foto: Antônio Melcop/Creative Commons
Ilustração: Eliane D.J.P.
O Manual GPI Eleições 2016
O projeto explora oportunidades e sinergias em torno da agenda que irá compor as principais pautas da imprensa regional brasileira neste ano, com destaque para o papel dos jornais do interior do país na cobertura e na fiscalização da atuação dos candidatos a prefeito e vereador.
Além do conteúdo disponível no site, o Manual está vinculado às mídias sociais, para compartilhamento de informação, entre veículos de diferentes cidades e regiões.

Projeto Grande Pequena Imprensa (GPI)
O GPI é um dos mais importantes e ambiciosos programas que o Projor já se propôs a realizar e é de grande relevância para o futuro do jornalismo no Brasil e da própria democracia no país – para o instituto, não pode haver democracia vigorosa sem jornalismo independente, forte e diversificado. Em todas as sociedades que têm sistemas institucionais democráticos consolidados, a presença de imprensa local ativa e saudável foi registrada ao longo de sua história.
O grande objetivo do GPI, nas palavras de seu idealizador, Alberto Dines, é “contribuir para a desconcentração da mídia brasileira através do fortalecimento dos pequenos e médios jornais”. O GPI conta com a parceria institucional do Google.


Cenário da imprensa regional
Na maioria das cidades e Estados brasileiros fora dos eixos mais ricos, os veículos de comunicação – jornais, rádios, revistas – enfrentam dificuldades para sobreviver economicamente e não oferecem produtos com bom nível de qualidade. O grande crescimento econômico do país nos últimos 16 anos em áreas antes estagnadas ou quase estagnadas e a emergência de dezenas de milhões de brasileiros ao mercado consumidor fazem com que as perspectivas para a imprensa comunitária no Brasil se alterem de maneira significativa.
Essa imprensa demonstra um grande potencial frente às marés da crise financeira e das transformações tecnológicas. Mesmo com recursos modestos, esses jornais – impressos ou digitais ou nas duas plataformas – são capazes de oferecer um produto exclusivo e urgentemente necessário: as notícias de seu próprio território e a articulação entre sua região e o mundo.
Tanto a indústria da comunicação quanto a sociedade como um todo têm muito a ganhar nas décadas que se seguem se a imprensa local e regional for capaz de se viabilizar economicamente e de melhorar o seu desempenho como fornecedor de informações úteis para a sua comunidade e formador de opinião dos seus cidadãos.
Equipe

Angela Pimenta
Diretora Operacional do Projor e mestre em Jornalismo pela Columbia University

Vitor Prado
Jornalista e empreendedor na área
de mídias digitais e produções

Tiago Mali
Coordenador de cursos na Abraji, membro do J++ São Paulo e jornalista freelancer

Francisco Belda
Jornalista, professor de Mídia e Tecnologia na Unesp e na Brandeis University
Parceiros

