Prefácio da versão e-book
Desde seu lançamento em junho de 2016, que o Manual GPI de Eleições Municipais tem atraído a atenção de milhares de jornalistas, estudantes de jornalismo e até mesmo de um público mais amplo, formado pelos chamados jornalistas cidadãos e demais interessados em políticas públicas. É em resposta aos vários pedidos para a edição de um livro impresso ou de uma versão mais amigável para impressão, que o Manual GPI ganha agora sua versão em livro eletrônico.
Diante dos enormes desafios a serem enfrentados pelos prefeitos e vereadores eleitos em outubro, mesmo depois das eleições o Manual segue como uma ferramenta útil na cobertura das cidades. Num cenário marcado por déficits municipais em larga escala, a missão jornalística de fiscalizar o poder público municipal torna-se ainda mais crítica.
Além da figura do prefeito e da Câmara Municipal, trata-se de cobrir temas como a elaboração do orçamento e a respectiva priorização de setores como educação, saúde, segurança, mobilidade urbana e meio-ambiente.
Não menos importante é a análise do endividamento municipal, assim como o grau de dependência do município das transferências feitas pelo estado e pela União. Todo esse conteúdo é abordado no Manual de forma pluralista e apartidária.
Assim como na versão website, este livro eletrônico também é patrocinado pelo Google Brasil.